MEDO ABSOLUTO Community home page

Logo

Howard Phillips Lovecraft (1890 — 1937), mais conhecido por H. P. Lovecraft, foi um escritor estadunidense que revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica. Lovecraft originou o ciclo de histórias que, posteriormente, foram agrupadas no Cthulhu Mythos e o grimório fictício conhecido como Necronomicon através do qual os seres humanos em suas histórias se comunicam com o panteão de entidades criadas pelo autor. Lovecraft era assumidamente conservador e anglófilo. Seu estilo literário emprega arcaísmos, vocabulário e ortografia marcadamente britânicos, fato que contribui para aumentar a atmosfera de suas histórias, como no conto O Caso de Charles Dexter Ward, que contêm referências a personagens que viveram antes da independência das Treze Colónias, bem como a estabelecimentos comerciais existentes entre os séculos XVII e XVIII.

Lovecraft chamava seu princípio literário de "Cosmicismo" ou "Horror Cósmico", pelo qual a vida é incompreensível ao ser humano e o universo é infinitamente hostil aos seus interesses. Suas obras expressam uma profunda indiferença às crenças e atividades humanas, assim como uma atitude profundamente pessimista e cínica, muitas vezes desafiando os valores do Iluminismo, do Romantismo, do Cristianismo e do Humanismo.

Durante sua vida, Lovecraft teve um número relativamente pequeno de leitores. No entanto, postumamente, com o passar das décadas, sua reputação foi se elevando e, agora, é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX.


A definição do domínio público relaciona direitos autorais que não estão mais em acordo com os direitos autorias ou nunca foram protegidos pela lei. Está amparado na existência de um espaço em que não se consideram a produção de obras literárias, artísticas e científicas como propriedade privada de um ou mais indivíduos.

No Brasil, os direitos autorais duram 70 anos contados em 1º de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor ou do último coautor. Também entram em domínio público os autores sem sucessores e obras de autoria desconhecida. Nos casos de obras audiovisuais, o cálculo se inicia na data de sua divulgação.

Nos Estados Unidos, segundo a Wikipedia, existem 2 tipos de copyright, aquele cujo o cálculo é baseado na data de morte do autor e aquele cujo calculo é baseado na data de publicação e criação de determinada obra. Os termos de copyright baseado no ano de morte do autor são calculados somando os anos de vida do autor mais 95 anos após sua morte. E os termos de copyright baseados no ano de publicação e criação, são calculados contando 95 anos desde a publicação ou criação.

Para trabalhos publicados entre 1924–63, soma-se 95 anos a partir da data de criação ou publicação, (28 anos no caso de o copyright não ser renovado). Copyrights anteriores a 1924 expiraram. Portanto, a obra de H. P. Lovecraft está em domínio público.

Browse

Collections in this community

HORROR CÓSMICO

Contos Traduzidos